Skip to content

Parceiros

Nossa ação nos territórios é guiada pelo respeito à autonomia e aos modos próprios de governança dos povos indígenas e de outros povos e comunidades tradicionais. Nosso trabalho é realizado por meio de parceria com organizações de base, prioritariamente, e com povos e comunidades ainda sem entidade jurídica representativa, quando há consenso coletivo e o aval das lideranças.

Junto com nossos parceiros, desenvolvemos ações para fomentar a educação diferenciada indígena, a valorização e continuidade das culturas tradicionais, o monitoramento territorial, o fortalecimento institucional das organizações indígenas, entre outras iniciativas. Conheça, abaixo, alguns dos parceiros que colaboram para atingirmos nossa missão:

Associação dos Povos Indígenas Wayana e Apalay (APIWA)

A APIWA é a entidade representativa dos Povos Wayana e Apalai, atualmente distribuídos em 29 aldeias às margens do Rio Paru d'Este, na porção oriental das Terras Indígenas do Complexo do Parque do Tumucumaque e Rio Paru d'Este, no extremo Norte do Estado do Pará e Norte do Estado do Amapá.  

A APIWA é porta voz das decisões tomadas nas aldeias, entre caciques e lideranças, em acordo com os costumes e protocolos de consulta próprio. Atua para fortalecer os direitos e interesses das comunidades.  

Associação dos Povos Indígenas Tiriyó e Kaxuyana (APITIKATXI)

A APITIKATXI é a entidade representativa dos Povos Tiriyó, Katxuyana e Txikiyana, atualmente distribuídos em 54 aldeias às margens dos Rios Paru do Oeste, Marapi e Cuxaré, na Terra Indígena Parque do Tumucumaque, no extremo Norte do Estado do Pará. 

A entidade orienta suas atividades nas decisões tomadas pelo Conselho de Caciques e Lideranças Tiriyó, Katxuyana e Txikiyana (CCLTKT), instância superior na tomada de decisões coletivas e consensuadas entre os povos indígenas que habitam a TI Parque Indígena do Tumucumaque, atuando em defesa dos direitos e interesses das comunidades.  

Instituto N´gutapa 

O Instituto N’gutapa é uma organização dedicada ao desenvolvimento sustentável e ao bem-estar das comunidades indígenas Tikuna na região da Terra Indígena Betânia, localizada no Município de Santo Antônio do Içá, no estado do Amazonas. O instituto tem como objetivo principal promover o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental das comunidades locais, garantindo a preservação da sua identidade e dos recursos naturais.   

Desde 2019, data de sua formalização jurídica, desenvolve e executa atividades conjuntamente com as comunidades com foco na produção agroecológica, no fortalecimento do Coletivo de Jovens Indígenas Tikuna Comunicadores (Fort-jovem Tikuna), em ecoturismo, com foco na valorização da cultura indígena, e no projeto de Vigilância Territorial e proteção de lagos nativos, entre outras iniciativas.